Histórico


    Votação
     Dê uma nota para meu blog


    Outros sites
     TRADIÇÕES: DARUMA
     BREVE HISTÓRICO DA AACJ
     PRODUTOS: KIT AACJ SUSHIMAN CHEF
     PRÊMIO: ORDEM DO MÉRITO KASATO MARU
     ESPECIAL: ECJ/BR
     ESPECIAL: PERSONAL SUSHI
     RECEITAS: BOLINHO DE TOFU
     RECEITAS: MAZE GOHAN DE MOTI GOME
     RECEITAS: SUKIYAKI LIGHT
     RECEITAS: TEMPURÁ
     RECEITAS: MAKIZUSHI
     RECEITAS: CONSERVA DE DAIKON
     RECEITAS: ARROZ DE FESTA
     RECEITAS: Sugaki do Tanji
     RESTAURANTES: Kaizen
     RECEITAS: ARROZ PARA SUSHI
     RECEITAS: Salada de Acelga
     RESTAURANTES: MIYAKE SUSHI
     RESTAURANTES: PRÊMIO PALADAR
     RESTAURANTES: MAKÔZUSHI-MARÍLIA
     RESTAURANTES: Banri Katian
     RESTAURANTES: COMER & BEBER: O MELHOR DE VEJA SP
     EVENTO: A FUSÃO DAS CULINÁRIAS ORIENTAL E OCIDENTAL COM ADRIANO KANASHIRO
     EVENTO: 3o. NIKKEY MATSURI
     EVENTO: Festival do Japão 2009
     EVENTO: Festival do Japão 2008
     EVENTO: A ARTE DO SUSHI COM JUN SAKAMOTO
     GALERIA: TIPOS DE SUSHI
     GALERIA: FOTOS DE CURSO DA AACJ EM 1997
     GALERIA: COMPRAS NA LIBERDADE
     GALERIA: FOTOS DA SEMANA CULTURAL BRASIL-JAPÃO
     GALERIA: ESTILO DE VIDA
     GALERIA: SUSHIS "DIFERENTES"
     GALERIA: ANO NOVO
     VÍDEO: PASSEIO DE ESTEIRA ROLANTE
     VÍDEO: JUN SAKAMOTO
     VÍDEO: TSUYOSHI MURAKAMI
     VÍDEO: JUN SAKAMOTO NO MAIS VOCÊ
     VÍDEO: UDON
     VÍDEO: TOQUE BRASILEIRO
     VÍDEO: ESCOLHENDO O PEIXE
     VÍDEO: FAZENDO SUSHI
     VÍDEO: FAZENDO SUSHI - II
     VÍDEO: Aldo Paladino no Momento Temperado
     VÍDEO: ADRIANO KANASHIRO
     VÍDEO: ASA GOHAN
     CURIOSIDADES: OS HASHIS
     CURIOSIDADES: Nihongo Culinário
     CURIOSIDADES: O SHOYU
     CURIOSIDADES: LEILÃO DE ATUM EM TÓQUIO
     PERFIL: JUN SAKAMOTO
     PERFIL: OS QUATRO SAMURAIS
     UTENSÍLIOS: CLIP NO HASHI
     UTENSÍLIOS: FERRAMENTAS PARA MANUSEIO DE PEIXES
     LIVRO: As Minhas Receitas Japonesas
     LIVRO: Sushi - Técnicas e Receitas
     MANGÁ: Gourmet


     
    AACJ - ASSOCIAÇÃO DOS ADEPTOS DA CULINÁRIA JAPONESA


    Nihongo Culinário

    Os videos abaixo foram produzidos para ajudar os brasileiros que estão no Japão a aprender um pouco do idioma japonês. É uma série temática de animações, e as duas primeiras partes são relacionadas à culinária japonesa. Vamos tentar aprender um pouco?

    Depois dos vídeos, há uma tabela dos ideogramas japoneses. A primeira com as sílabas correspondentes escritas da maneira que conhecemos, a segunda com as sílabas em hiragana (usado para palavras de origem japonesa) e a terceira com as sílabas em katakana (usado para palavras de origem ocidental).

    Além do hiragana e do katakana, silábicos, existe também os ideogramas kanji, que contêm o significado completo de uma palavra.



    Escrito por AACJ - BR às 18h32
    [] [envie esta mensagem] []



    Blog da Akemi

    Em novembro de 2008 indicamos aqui o blog Pecado da Gula, publicado no Japão pela simpática Akemi. O tempo passou, muitas coisas aconteceram, entre elas o retorno de Akemi para o Brasil, e eis que ela foi convidada pelo tradicional site Cozinha Japonesa para escrever um blog dentro do site Adoro Sushi, a comunidade de relacionamentos do Cozinha Japonesa.

    Akemi aceitou o desafio e assim surgiu o Blog da Akemi, um espaço delicioso e rico em receitas da cozinha japonesa, extensão do Pecado da Gula. Vale a pena conferir.  



    Escrito por AACJ - BR às 12h02
    [] [envie esta mensagem] []



    Sukiyaki do Bem 2009

    Tsuyoshi Murakami (Kinoshita), Alex Atala (D.O.M. e Dalva & Dito), Adriano Kanashiro (Kinu) e Laurent Grolleau (Grand Hyatt São Paulo)

    EDIÇÃO 2009 DO “SUKIYAKI DO BEM” TRAZ QUATRO CHEFS

    Jantar beneficente organizado pelo Atelier de Cerâmica Hideko Honma e pelo Grand Hyatt São Paulo faz releitura do prato típico japonês com os chefs Murakami, Atala, Kanashiro e Grolleau.

    Sukiyaki do Bem é o nome do criativo jantar beneficente organizado, pelo terceiro ano consecutivo, pela ceramista Hideko Honma, pelo hotel Grand Hyatt São Paulo e pelo chef Adriano Kanashiro. Em 2009, o evento acontecerá no dia 4 de julho, a partir das 20h, e trará uma grande novidade.

    Pela primeira vez, os chefs Tsuyoshi Murakami (Kinoshita), Alex Atala (D.O.M. e Dalva & Dito) e Adriano Kanashiro (Kinu) preparam releituras do sukiyaki, prato de origem camponesa surgido na era medieval japonesa, feito em panela de ferro própria com legumes, carnes, molhos e outros ingredientes. “A amizade que une os chefs Murakami e Atala a mim se refletirá não apenas na paixão pela gastronomia, mas também no desejo que partilhamos por exercer o nosso ofício em favor da comunidade. Além disso, vai ser muito divertido para nós criarmos e curioso para o público conhecer diferentes interpretações deste prato simples e tradicional”, diz o chef Kanashiro.

    Uma parte fundamental do ritual do sukiyaki é o utsuwa, objeto utilitário japonês que possui a forma da junção das mãos acolhedoras, utilizado para degustar o prato. No evento, para 350 pessoas, serão expostas 350 utsuwa criadas pelos ceramistas do Atelier e outras 350 assinadas por Hideko Honma, onde será servida a sobremesa especialmente preparada pelo chef Laurent Grolleau, do Grand Hyatt São Paulo. Ao final do jantar, o convidado levará as duas peças em embalagem especial.

    Além da parte gastronômica, o Sukiyaki do Bem conta também com participações especiais de artistas de diversas áreas. Cada convidado será recepcionado com um pedaço de barro, que receberá o aperto de sua própria mão, em um gesto que ficará gravado para sempre: o Gesto do Bem. Depois de queimadas, essas peças serão utilizadas pela ceramista Heloisa Reis na composição de um mural a ser instalado numa das instituições beneficiadas.

    As 350 utsuwa estarão dispostas, no início do evento, em uma instalação preparada pela artista Marta Tamikòo. No local estará exposta também a obra “Cardume iluminado”, do artista plástico Lucas Isawa. Uma performance com números de ilusionismo ficará a cardo de Célio Amino e as ikebanas (arranjos florais japoneses) estarão a cargo de Tamako Yoshimoto. Todo valor arrecadado na venda dos convites será revertido para a Assistência Social Dom José Gaspar, mantenedora do “Ikoi no Sono”, instituição que cuida de idosos japoneses, e para a Associação Travessia, responsável por oferecer educação regular às crianças que necessitam de cuidados especiais.

    Contato

    SUKIYAKI DO BEM 2009

    Local: GRAND HYATT SÃO PAULO
    Avenida das Nações Unidas, 13.301, São Paulo - SP
    04 de julho de 2009 (sábado).
    Horário: 20 horas

    Informações e venda de convites:

    Atelier Hideko Honma

    Rua Pintassilgo, 429 - Moema - Tel. (11) 5042-4450
    hideko@hidekohonma.com.br

    Assistência Social Dom José Gaspar - Ikoi-no-Sono

    Rua São Joaquim, 381 - 4o. andar - sala 42 - Liberdade - Tel. (11) 3209-0215
    sede@ikoinosono.org.br

    Associação Travessia

    Rua Capitão Felisbino de Morais, 10 - Jd. Petrópolis
    Tel. (11) 5093-9524
    admin@associacaotravessia.org.br



    Escrito por AACJ - BR às 18h07
    [] [envie esta mensagem] []



    2º Japan Festival Lapa



    Escrito por AACJ - BR às 18h03
    [] [envie esta mensagem] []



    Quartas da Gatronomia Japonesa



    Escrito por AACJ - BR às 17h55
    [] [envie esta mensagem] []



    Jun Sakamoto no Altas Horas

    O sushiman Jun Sakamoto esteve no programa Altas Horas da Rede Globo na madrugada de sábado para domingo. Ao lado de atrações como Nando Reis, Vanessa da Mata, Kelly Key e Juliana Alves, Jun falou sobre o trabalho de sushiman, que no Japão é encarado como um ofício de desenvolvimento interior. "Lá eles não estão interessados no reconhecimento público ou em estrelas de guias gastronômicos. O aperfeiçoamento acontece porque é resultado de dedicação profunda em ser melhor profissionamente como extensão de ser melhor como pessoa".
    Jun Sakamoto é filho de japoneses que emigraram para o Brasil em 1960. O pai dele, que veio pra cá contrariado, abriu um armazém de venda de produtos agrícolas no interior de São Paulo. Depois resolveu plantar uva e melão. Dizem que foi o primeiro a plantar aquele melão amarelinho aqui no Brasil. Começou sua carreira de chef aos 18 anos em Nova York. Foi para lá em 1984 sem saber direito o que fazer. Trabalhando como ajudante de cozinha no restaurante Shimbashi, descobriu sua vocação. "A culinária é a representação cultural de um povo. Não é muito importante saber se o restaurante tem uma linha mais tradicional ou tem uma tendência mais moderna e mistura elementos ocidentais e orientais. Quem decide isso é "toque do sushiman",  sua formação. No Brasil, que é um país miscigenado, é natural que hajam misturas na sua culinária como por exemplo uma temakeria onde o chef é cearense e o temaki tem sabor pizza."

    O restaurante Jun Sakamoto aberto em 2000, tem apenas 36 lugares. Ele mesmo prepara um menu degustação, que é servido no balcão. Como é arquiteto, ele mesmo projetou o restaurante. A parte quente do cardápio foi elaborada pelo irmão dele, Marcelo Sakamoto.

    Jun diz que fazer sushis e sashimis é uma arte e dá dicas para quem gosta de comida japonesa. "Costumo dizer que se você sentir o cheiro do peixe, não coma. O bom sushi não tem um cheiro de peixe gritante. O sushi deve ser comido com a mão e sem colocar raiz forte por cima, como se come no Japão. O arroz jamais deve ser molhado no shoyu, porque desmancha. O arroz deve estar morno e o peixe levemente gelado. A higiene e limpeza são essenciais na cozinha japonesa. A  tábua de corte deve estar limpa, as mãos que manuseiam os peixes devem estar com as unhas bem cortadas".

    Jun foi eleito sete vezes consecutivas o melhor japonês da cidade.

     



    Escrito por AACJ - BR às 12h25
    [] [envie esta mensagem] []



    Produtos da tradição japonesa são novidades na agricultura brasileira

    Matéria do Jornal Hoje (Globo) de 13/06/2009

    Novas variedades de verduras e legumes cultivadas no Japão devem fazer sucesso na mesa dos brasileiros. É o que esperam produtores de uma das maiores colônias japonesas do país, em Londrina, no Paraná.

    No sítio da família Murakami, as curiosidades brotam em todo canto. “Esse aqui se chama kampiô, um produto que é usado para fazer sushi, um prato típico japonês”, explica um produtor.

    Na horta caprichada, as novidades também têm gosto e sotaque oriental: Komatsuna, kyouna, aidearu, shin-azuma, kakitya.

    “Não tem aqui na região, então ninguém conhece”, diz o produtor.

    As sementes dessas hortaliças foram trazidas do Japão e, dá pra ver que elas se adaptaram ao solo do Paraná. O desafio agora é pôr as novidades na mesa dos brasileiros...

    “É diferente, então os brasileiros gostam de coisas diferentes”, afirma Takashi Murakami, produtor.

    E que gosto têm essas verduras e legumes? Dona Júlia foi pra cozinha e preparou duas receitas simples pra gente. Primeiro, a salada de kyouna... “Lembra um almeirão, um pouco mais suave, mas é muito bom”, revela o repórter.

    Depois, uma kakitya no capricho. “Uma outra textura, mas um gosto bem parecido com o da alface”, diz.

    Numa feira de produtos da colônia japonesa, em Londrina, curiosidade e muita desconfiança com as verduras que vieram do outro lado do mundo. Vai uma salada de mitzsuba? “O que é isso?”, pergunta uma mulher.

    E que tal um refogado de komatsuna? Se a surpresa for indigesta, dona Sisuku tem a receita na mão: chazinho de gaditzu. Um santo remédio pro estômago e pro bom humor.

    “Mal não faz!”, afirma.



    Escrito por AACJ - BR às 20h42
    [] [envie esta mensagem] []



    Robôs Cozinheiros no Japão



    Escrito por AACJ - BR às 13h26
    [] [envie esta mensagem] []



    FJ 2009: Programação de Shows

    Dia 18 de julho - SÁBADO

    10:30 - Associação Cultural Instituto do Centro ao Movimento - Artes Marciais

    10:48 - Assoc. Cultura e Assistencial Mie Kenjin do Brasil - Dança Folclórica

    10:56 - Hyogo Kenjinkai - Takemussu - Ueno Masanao Dojo - Artes Marciais

    11:15 – Show com a cantora Mariko Nakahira – Atração Internacional

    A cantora, compositora e professora de karaokê Mariko Nakahira

    11:40 - Setsuo Kinoshita Taiko Group - Taikô

    12:05 - Cerimônia de Abertura

    13:12 - Minbu de Ribeirão Pires - Shinsei Juvenil – Assoc. Kenko Taissô - Dança Folclórica

    13:42 – Show com o cantor Maurício Miya

    14:06 - Kibo no Iê - Musicoterapia

    14:46 - Ryukyukoku Matsuri Daiko - Taikô

    Ryukyu Koku Matsuri Daiko significa Tambores Festivos do Reino de Ryukyu

    15:21 - Bujinkan Hattori Hanzo Dojo - Artes Marciais

    15:41 - Assoc. Cultural Tottori Kenjin do Brasil - Dança Folclórica

    16:01 - ABT - Mika Yotien - Taikô

    16:21 - Confederação Brasileira de Aikido-Brazil Aikikai - Artes Marciais

    16:49 - Assoc. Hokkaido/Hamanasu Fujinkai - Dança Folclórica

    16:57 - ABT - Himawari - Taikô

    17:17 - Genbunkan Nenriki Dojo - Artes Marciais

    17:35 -Shinkyo Daiko - Taikô

    17:55 - Miss Festival do Japão - Apresentador: Kendi Yamai

    A vencedora do Miss Festival do Japão 2008, Jéssica Aoki Nascimento

    Participação Especial dos cantores: Joe Hirata, Karen Ito e Edson Saito

    21:00 - Encerramento

    19 de julho – DOMINGO

    10:30 - ABT - Federação Sakura – Taikô

    10:49 - Nara Kenjinkai Buyo Dokokai - Dança Folclórica

    11:00 - Shinkyo Daiko – Taikô

    11:19 – Show com a cantora Mariko Nakahira – Atração Internacional

    11:37 - Shiguin Lengoukai - Dança Folclórica

    12:00 – Show com cantor Edson Saito

    12:18 - Associação Okinawa Kenjin do Brasil - Dança Folclórica

    12:27 - Assoc. Cultural Tottori Kenjin do Brasil - Dança Folclórica

    12:40 - Shinsei ACAL Suzume - Odori

    12:53 - Associação Cultural Esportiva Represa - Dança Folclórica

    13:12 - Grupo Kaito Shami Daiko - Yamagata Kenjin Kai - Instrumental

    13:32 - Requios Geino Doukoukai – Taikô

    Os Taikôs (tambores japones) estarão amplamente representados no Festival do Japão

    14:10 – Show com cantor Maurício Miya

    O estilo nipo-sertanejo de Mauricio Miya

    14:28 - Centro Cultural Hiroshima do Brasil - Teatro

    15:38 – Show com o cantor Joe Hirata

    Joe Hirata, que destacou-se nos programas de Raul Gil 

    15:56 - Assoc. Cultural Tottori Kenjin do Brasil - Dança Folclórica

    16:16 - Rokuren Buyou Kyoushitsu Sumiko Tamai - Dança Folclórica

    16:34 - Iwate Ken - Taikô

    16:58 - Grupo Ishin Yosako

    17:11 - Associação Beneficência Osaka Naniwa-Kai - Dança Folclórica

    17:26 – Show com a cantora Karen Ito

    Karen Ito é conhecida dos nipo-brasileiros desdes os tempos do Japan Pop Show

    17:44 - ABT - Assc. Cult. Desportiva Nikkei de S. Miguel Paulista - Taikô

    18:03 - Associação Yamanashi Kenjin do Brasil - Dança Folclórica

    18:11 - ABT - Kouran Suzano - Taikô

    18:30 - Encerramento

     

    12º Festival do Japão
    Data: 17, 18 e 19 de julho de 2009
    17 de julho - sexta - das 12 às 21 horas
    18 de julho - sábado - das 10 às 21 horas
    19 de julho - domingo - das 10 às 18 horas
    Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rod. dos Imigrantes, km 1,5, SP
    Informações: (11) 3277-8569

    Site: www.festivaldojapao.com

    Ingressos: R$ 7  (venda antecipada e no local)
    Entrada gratuita para idosos - 65 anos e crianças até 8 anos
    Estacionamento no local - terceirizado - R$ 20 - ônibus gratuito a partir do metrô Jabaquara



    Escrito por AACJ - BR às 11h32
    [] [envie esta mensagem] []



    Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Bohemia

    O Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Bohemia, que elege os melhores profissionais e estabelecimentos do Brasil na área de gastronomia, anunciou seus vencedores na noite da última segunda-feira (08/06) em São Paulo. A cerimônia, que também comemorou os seis anos da revista gastronômica, premiou os melhores de 2009 em 14 categorias, como Chef do Ano, Restaurante do Ano e Sommelier.

    O grande vencedor da noite foi Tsuyoshi Murakami, eleito Chef do Ano, reconhecido pelo trabalho no restaurante Kinoshita, em São Paulo. O estabelecimento também recebeu o título de Restaurante do Ano pela excelência de sua cozinha, serviço e ambiente.

    Carioca filho de japoneses, Tsuyoshi Murakami, 40 anos, conseguiu ecoar seu talento para além da atividade de um sushiman. Talento ele já demonstra ter há muitos anos, desde quando estava a frente do restaurante que um dia já foi do seu sogro, o senhor Kinoshita, na Liberdade. O mérito de Murakami está em fazer a clássica comida japonesa com um toque de inventividade; em ser original sem se distanciar das origens.

    Leia a matéria de Marta Barbosa sobre o Restaurante Kinoshita publicada no site Prazeres da Mesa AQUI



    Escrito por AACJ - BR às 18h17
    [] [envie esta mensagem] []



    Wasabi

    Cena do filme francês Wasabi, de 2001, com Jean Reno no papel de Hubert Fiorentini, um detetive policial em férias no Japão, onde acaba se envolvendo no combate à máfia japonesa. O filme, dirigido por Gérard Krawczyk, tem momentos de ação e comédia, como na cena em que o detetive e seu parceiro vão a um restaurante em Tóquio e experimentam o pastoso tempero japonês que dá nome ao filme.

    Não tente fazer isso em casa.

    ENTRE EM CONTATO COM A AACJ ATRAVÉS DO E-MAIL marcello.aacj@bol.com.br



    Escrito por AACJ - BR às 15h40
    [] [envie esta mensagem] []



    FJ 2009: Gyutan de Miyagui

    A Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil estará no 12º Festival do Japão ocupando o estande nº 51 e vai oferecer aos seus visitantes os famosos pratos típicos da província, que sempre trazem como ingrediente principal o gyutan, ou língua de boi. Servido assado, como ingrediente de yakissoba, guioza ou como parte de bentôs e teishokus, é um prato típico muito conhecido como característico de Sendai, a capital da província de Miyagi.

    12º Festival do Japão
    Data: 17, 18 e 19 de julho de 2009
    17 de julho - sexta - das 12 às 21 horas
    18 de julho - sábado - das 10 às 21 horas
    19 de julho - domingo - das 10 às 18 horas
    Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rod. dos Imigrantes, km 1,5, SP
    Informações: (11) 3277-8569

    Site: www.festivaldojapao.com

    Ingressos: R$ 7  (venda antecipada e no local)
    Entrada gratuita para idosos - 65 anos e crianças até 8 anos
    Estacionamento no local - terceirizado - R$ 20 - ônibus gratuito a partir do metrô Jabaquara



    Escrito por AACJ - BR às 17h02
    [] [envie esta mensagem] []




    [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]